As vacas longavida são ecológicas.

 


As vacas longavida são ecológicas.

1. Os mamíferos mamam leite.
Os seres humanos são mamíferos.
As vacas são mamíferos.
As vacas produzem o leite que alimenta sua prole e serve para o consumo dos humanos.
O leite da vaca, destinado à alimentação dos humanos, é armazenado em embalagens longavida, de forma a torná-lo, por mais tempo, próprio para seu consumo.
Os mamíferos longavida são produzidos a partir de embalagens longavida vazias.
As embalagens longavida, que armazenam o leite destinado à alimentação dos mamíferos humanos, após perderem sua função original, armazenar leite, e serem, por isso, descartadas, assumem nova função: estrutura para novos mamíferos.

2. As vacas ecológicas são produzidas com embalagens longavida vazias
As embalagens vazias são utilizadas como módulos que colados uns aos outros servem como estrutura ou suporte para a confecção de objetos, no caso, vacas ou outros mamíferos. Estas estruturas são cobertas com camadas de papel jornal e cola, até formar uma crosta resistente de papier maché. Tanto as embalagens quanto o papel jornal são materiais que seriam descartados após sua utilização original.
Reciclar ou dar nova função ao que descartamos são as tarefas urgentes do mundo atual. A natureza se esgota. Toneladas de resíduos sólidos são descartadas diariamente sem darmos conta de sua desinformação. Quando reciclado, o resíduo retorna para a economia como matéria prima evitando que novas fontes naturais sejam utilizadas.
Permanecer informado com outra função é dar uma vida útil ao dejeto. Utilizar sem desinformar, reaproveitar funcionalmente as embalagens longavida e o papel jornal para a elaboração dos mamíferos é condizente com o olhar para a natureza e futuro do planeta. Além de criativo, é ecológico.

3. Produzir um objeto cultural utilizando produtos culturais existentes é uma atitude inteligente e contemporânea.
Além da questão ecológica, do dano produzido à natureza para que um produto cultural seja produzido e consumido (em maior ou menor escala o dano existe, reciclando ou não), há a questão cultural. O tempo, a pesquisa, o conhecimento necessários para encontrar a melhor forma, funcional e atraente, de fácil leitura e compreensão. Todos os produtos culturais que consumimos refletem o legado cultural desenvolvido e acumulado pela humanidade através dos séculos, através de questionamentos e descobertas.
Uma embalagem para armazenar leite ou uma página de jornal são produtos culturais e refletem, portanto, este legado. A cultura, a informação, o objeto informado através da página de jornal e da caixa de leite são desta forma matéria prima do ponto de vista material e intangível para execução de um novo produto cultural, a vaca longavida.

4. Portanto, a partir do entendimento e fruição do material utilizado para a concepção e execução dos objetos em papier maché e embalagens longavida, podemos afirmar que as vacas longavida são ecológicas.

VOLTA